Pontos Turísticos

Brumal

brumal1

O Distrito de Brumal município de Santa Bárbara, após ser fundado nos primeiros anos do século XVIII (1701) devido à descoberta de ouro pelo bandeirante Antônio Bueno na Serra do Caraça. Recebeu nomes como  Brumado, passando a chamar-se em oficialmente Brumal pelo decreto Lei nº 1058 de 31 de dezembro de 1943.

As cavalhadas : Em todos os anos a festa de Santo Amaro acontece a cavalhada de Brumal no primeiro domingo de Julho. Cavalhadas são festas que vieram da idade média e representam a luta entre Mouros e Cristão para conquistar a Terra Santa. Na Cavalhada há desfiles de cavalheiros, corridas e jogos acompanhados por um conjunto musical. Dizem que o Sr. Jorge da Siva Calunga (morador do distrito) fez uma promessa a Santo Amaro e se a graça fosse alcançada faria em Brumal no dia da festa de Santo Amaro uma Cavalhada em homenagem ao santo , no ano de 1937. Desde então a cavalhada tornou-se folclore, e todos os anos a cavalhada está firme e forte para não ser esquecida.

Santuário do Caraça/Parque Natural do Caraça

O Parque Natural do Caraça é um verdadeiro paraíso com cerca de 11 mil hectares, que preserva um inestimável patrimônio religioso, histórico, cultural, artístico ecológico. Lugar ideal para descanso, estudo e oração.
Por que Caraça? O nome tem origem no século XVIII, quando os bandeirantes que chegaram à região avistaram uma formação rochosa semelhante ao rosto de um gigante adormecido. Por isso, “Caraça” quer dizer uma “cara grande.
Quando se fala do Parque do Caraça fica até difícil descrever as atrações, pois são muitas e todas imperdíveis!
Aí vão elas: cachoeiras; piscinas naturais; trilhas para caminhadas, mountain biking e off-road; a presença do lobo-guará, um animal ameaçado de extinção, que, em alguns horários e lugares, é facilmente visto pelos turistas. O Santuário do Caraça, onde situa-se um belíssimo complexo histórico-arquitetônico que merece uma descrição especial.
Quem for ao Santuário do Caraça vai encontrar uma atmosfera histórica de muito mistério. E não podia ser diferente: até hoje não se sabe, por exemplo, o motivo pelo qual ele foi erguido em local distante, isolado e de difícil acesso.

Santa Bárbara

Santa Bárbara é um município brasileiro do estado de Minas Gerais. Localiza-se a uma latitude 19º57'34" sul e a uma longitude 43º24'55" oeste, estando a uma altitude de 732 metros. A cidade é harmoniosa e ainda apresenta algumas ruas de paralelepípedos.

Sua população estimada em 2010 era de 27.876 habitantes. Possui uma área de 684,060 km².

Cidade histórica do Circuito do Ouro de Minas Gerais, localizada a noventa e oito quilômetros de Belo Horizonte (utilizando-se a BR 381/262 e a MG 436), no centro da Estrada Real. A paisagem bucólica, com suas igrejas, telhados e quintais, aos pés da imponente Serra do Caraça, fazem de Santa Bárbara um dos municípios mais bonitos de Minas Gerais. Cidade tranquila e acolhedora, é também dotada de um povo simples e hospitaleiro que preserva suas tradições e mantém uma vida cultural ativa.